Resenha: A cultura da paz
RESENHA: A CULTURA DA PAZ
Carolina Aparecida dos Santos [1]
BOFF, Leonardo. Cultura da Paz. Originalmente publicado no Jornal do Brasil em 8 de fevereiro de 2002, p. 9.
Leonardo Boff é um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. Ficou conhecido pela sua história de defesa pelas causas sociais e atualmente debate questões ambientais.
Boff inicia o texto “Cultura da Paz” com a apresentação do fato de que vivemos em uma sociedade com uma cultura que se caracteriza pela violência. Diante deste exposto, o Teólogo sugere: essa violência pode ser superada, ou não? Ao longo do texto apresenta argumentos que sustentam a tese de que a superação da violência seria impossível, pois as próprias características psicológicas dos humanos e mais um conjunto de forças naturais e sociais tendem a reforçar a violência.
Então, o que tornaria impossível a superação?
Mesmo reconhecendo o poder dessas forças, o Teólogo considera que, agora, é indispensável o estabelecimento de uma cultura da paz contra a violência, isso porque a violência estaria levando à extinção da vida humana no mundo.
De acordo com o pensamento do autor, seria possível construir uma cultura da paz porque os seres humanos são providos de componentes genéticos que permitem a sociabilidade, cooperação e criatividade. Esses recursos podem ser úteis para impor ou limitar a violência.
Além disso, pode ser atribuído ao fato de que a essência do ser humano é o cuidado e o bem-estar, que leva a uma relação amorosa com a realidade, isso corrobora para a superação da violência.
Com base nas declarações do autor, concluímos que devemos despertar as potencialidades humanas para a paz, com um projeto pessoal e coletivo.
Este é um ótimo texto, muito bem estruturado, que busca trazer o leitor para a realidade, sugerindo-lhe a missão de pensar e aplicar as ideias de como evitar ou diminuir a violência que estamos vivenciando atualmente. O intuito do autor é levar o leitor a construir um projeto social e coletivo para colaborar com a paz no mundo.
Não há dúvidas quanto à importância do tema exposto por Boff, pois afinal nossa sociedade necessita urgentemente de uma reforma quanto à violência e à implantação de políticas de paz. Esse texto é muito útil e importante para filósofos, antropólogos, professores e o público em geral.
Notas
[1] Acadêmica do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. E-mail: carolinaas88@hotmail.com
Comments