V Colóquio de Ética e Filosofia Política & II Simpósio de Lógica, Linguagem e Conhecimento
Acontece de 20 à 23 de Novembro na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó, o V Colóquio de Ética e Filosofia Política & II Simpósio de Lógica, Linguagem e Conhecimento. Este constituií-se em atividades de extensão promovida pelo curso de Licenciatura em Filosofia – campus Chapecó – da UFFS. (https://coloquifilosofiauffs.wordpress.com)
O V Colóquio de Ética e Filosofia Política tem o propósito de possibilitar a discussão de temas pertinentes às áreas de Ética e Filosofia Política. A realização do evento estabelece continuidade aos eventos anteriores, ocorridos nos anos de 2011 e 2013 e 2015, e 2016.
A realização do evento também se vincula às atividades do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política da UFFS, grupo formado em 2012 e que necessita também da realização de eventos para consolidar-se como espaço de pesquisa no âmbito do curso de Filosofia da UFFS.
Já o II Simpósio de Lógica, Linguagem e Conhecimento procura focar o debate em temas concernentes principalmente às árelas de Lógica, Filosofia da Linguagem e Teoria do Conhecimento, abarcando perifericamente temas como Filosofia da Matemática, Filosofia da Ciência, Filosofia da Biologia, etc. A primeira edição do evento ocorreu em 2015.
Tal evento está associado ao Grupo de Pesquisa em Lógica, Linguagem e Conhecimento, criado em 2014. Outras atividades dignas de nota do grupo é o Grupo de Estudos de Introdução à Leitura da CRPu de Kant e o Grupo de Estudos Interdisciplinas de Lógica, que pretendem organizar minicursos durante o evento com convidados.
Os grupos de pesquisa e de estudo foram estruturados com o intuito de contribuir para a consolidação de um programa de Pós-Graduação em Filosofia, que está sendo estruturado por meio de um GT institucionalizado na Pró-Reitoria de Pós Graduação, em conjunto com o colegiado de Filosofia do campus Erechim. Desse modo, a realização de Eventos Científicos é fundamental não apenas para a consolidação do Grupo de Pesquisa, mas também para a estruturação e aprovação de um Programa de Pós Graduação junto à CAPES.
O exercício da filosofia consiste não somente na leitura dos textos, mas também na discussão com outros pesquisadores e na produção escrita. Tais atividades podem ser consideradas como os três eixos fundamentais da atividade filosófica, sem as quais a pesquisa nesta área não pode se desenvolver na sua plenitude. Sendo assim, a formação do futuro filósofo não pode se restringir apenas às aulas e leitura de textos. Uma formação apenas pautada nesses princípios se torna bastante deficitária. Portanto, a realização de eventos científicos é indispensável à boa formação dos alunos de filosofia. É neste espaço que encontrarão oportunidade para complementar sua formação básica, que lhe permita ir além da leitura dos textos e da participação nas aulas, com a possibilidade de participar de discussões filosóficas sobre os mais variados temas e apresentar a sua produção científica para a comunidade acadêmica desta e de outras instituições.
O contato dos alunos do curso de filosofia da UFFS com professores, pesquisadores e alunos de outras instituições também é fundamental para a ampliação da formação básica proporcionada pela instituição. É nesse espaço que os alunos poderão ampliar seus horizontes filosóficos, entrando em contato com os temas mais variados, descobrindo novos autores e objetos de estudo, aprofundando os temas estudados em sala de aula e, especialmente, tomando contato sobre como os problemas filosóficos são abordados pelos pesquisadores experientes e como se realiza a pesquisa e o debate filosófico. É também nesse espaço que os alunos poderão ter a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos no decorrer das disciplinas. A apresentação dos trabalhos a um público diversificado permitirá sem dúvida que os alunos possam submeter sua produção à comunidade acadêmica interna e externa e também à comunidade não acadêmica recebendo críticas e sugestões que serão de fundamental importância para o seu desenvolvimento intelectual.
Desse modo, espera-se que tais eventos possibilite aos acadêmicos do curso de filosofia, bem como a toda a comunidade universitária e externa (principalmente, professores de filosofia da rede pública de ensino), o debate filosófico, o desenvolvimento de uma produção científica própria e contribua, ainda, para a formação cultural dos participantes ao oportunizar a reflexão filosófica e crítica.
Finalmente, o evento também apresenta grande relevância junto à comunidade externa à UFFS, seja ela acadêmica ou não. Trata-se de uma oportunidade também ao público externo de toda região, especialmente professores de filosofia, de complementarem sua formação. Sabemos das dificuldades de acesso a eventos filosóficos na região em que a UFFS se encontra, região esta que, sempre foi bastante carente em relação a uma boa formação na área de ciências humanas, especialmente no que tange à filosofia. Neste sentido, o evento também é uma oportunidade para os professores de filosofia do ensino médio possam entrar em contato com a produção acadêmica atual na área de filosofia, permitindo assim um momento de formação contínua para estes profissionais.
20/11 – Segunda Feira
14h00-1800 (Auditório Bloco dos Professores) Minicurso sobre Kant – Monique Hulshof (Unicamp)
19h30-21h30 (Auditório Bloco dos Professores) Palestra: Três concepções de liberdade – Alberto de Barros (USP)
21/11 – Terça Feira
14h00-16h00 (Auditório Bloco dos Professores) Minicurso: Epistemologia da educação – Alexandre Meyer (UFSC)
19h30-21h30 (Auditório Bloco dos Professores)
Palestra: A Epistemologia contemporânea e o vocabulário epistêmico: conhecimento e virtude – Alexandre Meyer (UFSC)
22/11 – Quarta Feira
14h00-16h00 (Auditório Bloco dos Professores) Minicurso: Verdade e Aritmética – Edgar Luis Bezerra de Almeida (Unicamp)
19h30-21h30 (Auditório Bloco dos Professores) Palestra: A epistemologia a serviço da ética: A crítica de Hume ao livre-arbítrio – Silvio Chibeni (Unicamp)
23/11 – Quinta Feira
14h00-22:00 Comunicações
Programa de Comunicações
Data: 23/11/2017
(Tempo de apresentação: 15 minutos com 5 minutos para perguntas)
TARDE
Mesa 1 - (Tarde) Ética E Filosofia (Tarde) (Sala 206 A) – 14:00
1.O Princípio De Individuação De Edith Stein: Considerações Acerca Dos Indivíduos Espirituais – Susiane Kreibich
2.Nietzsche: Educação, Solidão E Sofrimento Como Caminho Para Tornar-Se O Que Se É. Kelly De Fátima Castilho
3.O Instinto Dionisíaco E Apolíneo Em O Nascimento Da Tragédia -Lucas Triches Immich
Intervalo
Mesa 2 – Filosofia E Educação (Sala 206 A) 15:20
1.As Vicissitudes Da Escola E Seus Rizomas – Regiani Rolim De Moura
2.Considerações Sobre Trabalho E Ensino Politécnico Em Marx – Jair José Maldaner
3.Filosofia Em Rede – Thiago Jandre Garcia
Mesa 3 - Lógica E Linguagem (Tarde) 14:00 (Sala 207A)
1.Crítica De Gilbert Ryle Ao Dualismo Cartesiano – Murilo Delazeri
2.O Paradoxo Da Ficção – Murilo Delazeri
3.Mente E Informação: Reflexos Da Tese De Turing Na Contemporaneidade – João Antonio De Moraes E Nathalia Cristina Alves Pantaleão
Intervalo
Mesa 4 Filosofia E Metafísica (Tarde) 15:20hs (Sala 207A)
1.Por Que Existe Algo Ao Invés De Nada? Do Princípio Da Razão Suficiente
Aos Paradoxos Envolvendo Tempo E Espaço – Derócio Felipe Perondi Meotti
2.As Considerações Sobre O Primeiro Argumento Da Dúvida De René Descartes: A Dúvida
Referente Aos Sentidos – Eliza Maria Panho E Talita Antonia Oliveira
3.A Presença Da Religião Órfica E Pitagórica No Dialogo Fédon De Platão – Diane Fatima Bonet
4.A Filosofia Como Preparação Para A Morte Em Montaigne E Platão Talita Antonia De Oliveira E Eliza Maria Panho
NOITE
Mesa 5 - Política E Direito – Noite (Auditório) – 19:30
1 The Elements Of Law, Natural And Politic E Leviathan: Linguagem, Razão E Ciência – Yohana Marques
2.As Paixões Humanas Como Condição Para O Estado De Guerra Na Filosofia Hobbesiana – Liliane Ferreira Da Silva
3. A Arte E Suas Implicações Políticas Na Perspectiva De Jaques Rancière – Marcos Antonio Pavão
Intervalo : 20:30 – 20:50
4.Reflexões Sobre Os Processos De Antecipação Da Morte E Não Prorrogação Da Vida – Marcos Antonio Pavão
5.Notas Sobre O Surgimento E A Importância Do Estado Civil Em Locke E Hobbes – Gabriela Peixoto Oliveira Barbosa
Mesa 4 - Lógica, Linguagem E Filosofia (Noite) (Sala 309A) 19:30
1.Frege E Russel: Uma Batalha Pela Verdade – Denise Maria Fornazier, Dionathan Tomasi E Geferson Guisso
2.Noções Introdutórias À Filosofia Da Linguagem Fregeana – Gabriel Faccio Spagno
3.Wittgenstein: A Imagem Agostiniana Da Linguagem – Tailon Lucas Testa
Intervalo : 20:30 – 20:50
4.Reflexões Sobre Alguns Aspectos Da Virada Pragmática Da Linguagem Em Austin – Luiz Claudio Inocêncio
5.O Problema Da Sub E Sobreinclusão Em Frederick Schauer: Em Defesa De Um Modelo De Direito Guiado Por Regras – Natalia Amaral Da Rosa
Mesa 5 – Lógica, Linguagem e Filosofia (Sala 210A) 19:30
1.Lógica Intuicionista: Uma Proposta Para A Matemática – Eweline Elen Trojan
2.Necessidade E Contingência Na Semântica De Kripke Como Fundamento Da Crítica Aos Escritos De Kant -Willian De Oliveira Marques
3.Lógica De Primeira Ordem Na Alice de Smullyan e Carroll – Luan Paulo Pereira
4.O Problema Da Categorização Dos Seres Vivos Pluricelulares E Unicelulares – João Willian Stakonski
Obs. Todos os autores devem comparecer no início de cada sessão.