PENSANDO A CULTURA COMO MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
O movimento de OCUPAÇÃO dos ESTUDANTES da Universidade Federal da Fronteira Sul tem revolucionado a “produção de conhecimento” que por ali circula, articulando a troca de saberes para ALÉM das salas de aulas. Com a intenção de mudar a rotina de ESTUDOS, neste domingo, 30 de Outubro de 2016, os ESTUDANTES realizaram uma MANIFESTAÇÃO MUSICAL E POÉTICA, e, ao que tudo indica, tal realização fora inédita ao longo desses 7 anos de Universidade: UM DOMINGO CULTURAL UNIVERSITÁRIO! Agora o ESPAÇO ACADÊMICO passa ser um CENTRO de INFORMAÇÃO, CULTURA E LAZER atraindo A COMUNIDADE EXTERNA para conviver e participar da OCUPAÇÃO.
Durante a tarde ensolarada, os ESTUDANTES CONVIDARAM TODOS OS CIDADÃOS e CIDADÃS da região de Chapecó, bem como municípios vizinhos, o que inclui TODA COMUNIDADE ACADÊMICA, a participarem de forma CONTRIBUITIVA da exposição artística, com a presença das Bandas FEITO ELÉTRICO e O DOCE. Além dessas atrações a tarde foi recheada de POESIAS que fora declamada por ESTUDANTES e VISITANTES da OCUPAÇÃO.
Não poderia ser diferente, a OCUPAÇÃO movimenta a universidade dando-lhe uma nova estética, proporcionando muita cor, ritmo, poesia, misturando todo tipo de conhecimento possível, mas agora FORA das salas de aulas. OCUPANTES e VISITANTES mesclam RESISTÊNCIA, ARTE, CULTURA como as principais ferramentas a favor de seus direitos.
A CULTURA PENSANTE flagrou as ações ocorridas, e para aqueles que SUBJUGAM e NÃO ENTENDEM o que é uma OCUPAÇÃO ou que acham que as pessoas que ali estão nada fazem, registramos essa LUTA ESTUDANTIL E POPULAR !